arco del triunfo arco del triunfo zaha hadid  
bali cóctel barcelona   zaha hadid hotel berlin
bali   metro munich
bali

Viagens Estambul


Turismo Turquia

Turquia, terra a cavalo entre dois continentes, com mais de dez mil anos de história e cultura, é um país fascinante, de paisagens inesquecíveis e insólitos contrastes. Visitar Turquia significa submergir-se num mundo novo e inesperado, admirar os vestígios de um passado glorioso, e descobrir o que é hoje: um povo amistoso e hospitaleiro. Recorrendo os seus palácios, mesquitas e castelos o turista se sentirá protagonista de uma antiga lenda repleta de tesouros e riquezas que sobreviveram ao longo dos anos.

Turismo Estambul

Estambul é a única cidade do mundo situada nos dois continentes (Ásia e Europa). A estratégica situação da cidade no Estreito de Bósforo, banhada pelo Corno de Ouro e o Mar Marmara, fez história. Estambul é uma cidade de larga história, e a cada passo saem ao encontro testemunhos do seu esplendoroso passado: as ruínas do antigo Bizancio, edifícios, torres e ruas medievais, centenas de mesquitas, os palácios dos 36 sultãos otomanos, os bazares… E é que se necessita dos cinco sentidos para assimilar a sua grandeza e majestosidade.


O que visitar em Estambul

Estes são os 10 lugares que não deves deixar de visitar durante um fim de semana em Estambul:

1. Mesmo em frente de Santa Sofia, cruzando uma concorrida praça onde podem passar um tempo agradável comendo uma espiga assada ou um bolo turco, encontra-se Sultan Ahmet Camii ou como a conhecemos todos a Mesquita Azul. Embora por fora não tenha nada de azul, a impressionante cascata de cúpulas e os 6 minaretes justificam a visita. No interior aguarda-nos um mar azul de azulejos.

2. Na actualidade são poucos os restos que se conservam do antigo Hipódromo Bizantino, talvez o mais interessante seja o Obelisco Egípcio. O que actualmente se observa é a terceira parte do obelisco que luz na cidade de Luxor. A Cisterna da Basílica ou de Yebaratan, o monumento mais impressionante de todo Estambul, é algo que não devem perder. O entorno romântico e misterioso deste subterrâneo de curiosa função inspirou numerosos relatos literários.

3. Palácio de Topkapi, situado detrás de Santa Sofia na zona conhecida como Colina do Serrallo. Sinceramente o Palácio, vivenda dos primeiros 30 sultãos otomanos, não merece a pena. A entrada é caríssima, uns 40€ se deseja visitá-lo completamente, e encontra-se completamente vazio e perdeu o seu encanto. O melhor será o Palácio Dolmabahce, onde se poderam ver peças luxuosas que perteneceram aos sultãos.

4. O Grande Bazar constitui uma cidade em si mesmo, com mais de 60 ruas distribuídas numa área superior a 1.300 m2 e umas 4400 lojas, restaurantes, cafés, casas de trocas, mesquitas, banhos turcos, etc. Foi fundado por Mehmet II no século XV. Depois das compras dirige-te ao centro do Bazar, à zona chamada Antigo Bazar, esta zona é um vestíbulo abobadado. Aí encontrarás uns cafés preciosos e também as lojas mais caras e finas de todo o mercado.

5. O Mercado de Espécies ou Bazar Egípcio é um pequeno espaço em “L” abarrotado de turistas em busca dos odores desta terra. Nesta zona duas recomendações complete a tarde de compras com um café nas esplanadas da vizinha Mesquita Nova.

6. Na Ponte de Galata curiosas silhuetas se desenham diante os nossos olhos, são pescadores que estão à caça da cena para vocês. Aproxime-se do fumo que sai das grelhas, compre um pouco de peixe recém saído da água e logo um pouco de arroz com frango e grão-de-bico…E detenha-se a admirar o entardecer sobre o Corno de Ouro desde a Torre de Galata.

7. A Praça de Taksim, é um enorme espaço aberto no qual nasce Istiklal Caddesi uma rua de 2 Km. Cheia de lojas, bares e restaurantes. Desde a Praça de Taksim até a Torre de Galata há um serviço de transvia; mas não por qualquer transvia senão por um antigo e nostálgico que merece a pena conhecer. Aproveite para comprar, comer e merendar em Istiklak Caddesi.

8. Para completar o dia um merecido descanso a bordo de um cruzeiro por Bósforo. Todos os dias parte desde o cais de Eminonu o ferry que realiza um recorrido por Bósforo. O recorrido demora aproximadamente 5 horas e o meu conselho é que jantem na zona do Castelo de Anadolu Kavagi, donde poderam ter umas vistas maravilhosas do Mar Negro.

9. Museu Arqueológico de Estambul (3ª a Domingo 9:00 às 17:00) pertence aos mais importantes museus do mundo. É o primeiro museu da Turquia. Aqui se albergam obras maestras de várias culturas do passado, entre as quais se destacam: uma cariátide da acrópolis de Atenas e muitas peças da antiga Tróia.

10. Perto da muralha que rodeia a cidade, está o Museu Kariye ou Igreja São Salvador em Chora. Toda a igreja encontra-se revestida de mosaicos frescos do século XIV, considerados entre os mais formosos de arte bizantina. Muito perto, A Mesquita de Eyüp Camii foi o lugar de investimento de muitos sultãos otomanos e hoje é um lugar cheio de vida.


Restaurantes. Onde comer em Estambul

Comer em Istambul é uma mistura de quotidiano e formalidade. Para as comidas pequenas lhes recomendamos tomar um tentempié na rua: que pode variar entre uma sande de peixe na Ponte de Galata, um pouco de arroz com grão-de-bico, um kevab ou uma rosca de pão fresco. Para o jantar deixe espaço e coma uma reconfortante comida num dos restaurantes prestigiosos da cidade, por um preço muito bom. Lhe recomendamos: Imroz (Nevizade Sokak 19), Refik (Sofyali Sokak 10), Carne Restaurant (Muallimnaci Cad. 17), Robelyu (Omerpasa Cad. 38/1) e Toda Et Lokantasi (Omerpasa 63). Se vão à ilha de Buyucada lhes recomendamos: Buyukada daki tek e Café Buyukada ambos kosher e situados no porto.

Vida Nocturna Estambul

Definitivamente se se aborrece em Istambul, é porque quer! A zona de Beyoglu é a que tem mais diversidade de bares e clubes modernos, pois é a zona universitária.

Compras em Estambul

Istambul é um grande lugar para ir às compras e embora a maioria vá à caça e captura das magníficas imitações, há que destacar que os produtos de artesanato local são de grande beleza e tem muito bom preço. No grande bazar deve olhar os tapetes persas, estupendos e baratos; e os objectos realizados com telas feitas e bordadas à mão são preciosos.

 

Prepara a tua viagem a Estambul:

 



















Copyright 2008 by TyM Viajeros S.L. - A travel media company.