arco del triunfo arco del triunfo zaha hadid  
bali cóctel barcelona   zaha hadid hotel berlin
bali   metro munich
bali

Viagens Atenas


Turismo Grécia

Cume da civilização ocidental, neste país se sentaram as bases do que hoje conhecemos como filosofia, política, arquitectura, literatura e as olimpíadas. Os restos desta inigualável cultura podem admirar-se por todo o país, uma vez que se desfruta de uma gastronomia saudável e de característicos sabores naturais. País costeiro onde a sua geografia, mais além do continente, inclui duas mil ilhas. No interior, não há um só povo que esteja a mais de 80 quilómetros distanciado da costa, porque o mar sempre marcou o carácter e os costumes deste povo.

Turismo Atenas

Atenas é uma cidade ressuscitada, desaparecida da cena durante um milénio e meio, a antiga vila de Péricles só necessitou de um século para voltar a ser a cidade mais importante do país. No entanto, uma vez superada a surpresa da super população, descobre-se uma cidade intimista e plena de vida.


O que visitar em Atenas

Estes são os 10 lugares que não deves deixar de visitar durante um fim de semana em Atenas:

1. A Acropolis (www.culture.gr) está situada numa colina, é um conjunto religioso que simboliza a fundação da cidade de Atenas. A peça principal é o Partenón, projectado por Fidias no século V a.C. O Erecteion, onde se podem ver a famosa galeria das cariátides, é uma visita imprescindível. Parte da visita também são: o Ágora, o Fórum, o Teatro de Dionysus, Kerameikos e o Templo de Zeus. Não deixem de visitar o Museu da Nova Acrópolis, disenhado por Bernard Tschumi.

2. Construída debaixo da colina da Acrópolis, Plaka é a zona residêncial mais antiga de Atenas. Merece a pena dedicar um tempo a passear pelas suas ruas estreitas e pitorescas, as suas escadas e praças pequenas, visitar as suas lojas e comer em algumas das tabernas ao ar livre. Recomendamos-lhe as ruas: das Abisínias, onde está o mercado das antiguidades e Ifestou, com as suas lojas de artesanato.

3. O Ágora (8:00 às 19:00) é um romântico espaço de terrenos semeados de oliveiras e antigas colunas, onde antiguamente se colocava o mercado da acrópolis. Este lugar foi o centro da vida política e administrativa de Atenas. Aqui se entrevistou cara a cara São Paulo com Sócrates e foi aqui onde nasceu a tão venerada democracia. Alguns edifícios dos arredores se mantêm em pé como o Templo de Efesto, a Stoa de Attalos que alberga o Museu do Ágora.

4. O Mercado Central (2ª a Sábado 9:00 às 15:00), construído em 1870, é uma preciosa estrutura metálica de cristal. Um passeio por aqui degustando o melhor da terra grega é um presente para o paladar e para os olhos.

5. Museu Nacional de Arqueologia (2ª a Domingo 8:00 às 19:00), possivelmente a mais importante colecção de arte da Grécia Antiga, lhe deixará atónito. Não tentem vê-lo todo num dia, é impossivel!!!! As melhores peças são: os frescos de Thira (Fira) e a colecção de arte de Micenas.

6. O Museu Benaki (3ª a Domingo 9:00 às 17:00) leva o nome do coleccionista que doou todas as peças e o edifício-museu. A colecção é um passeio através da arte grega desde 3000 a.C até o século XX. As melhores peças são: a colecção de jóias chamada o Tesouro de Thessaly, as pinturas de El Greco e os salões em estilo grego-otomano de madeira totalmente reconstruídos que pertenecem ao século XVIII.

7. Museu do Bizancio (3ª a Domingo 8:30 às 15:00), situado numa vila italiana, este precioso museu totalmente reformado abriu as suas portas em 2004. A colecção está ordenada cronologicamente e contém peças do Império bizantino e dos inicios do Cristianismo.

8. Kolonaki e Licabeto, são a pequena jóia de Atenas, à qual só lhe resta importância por encontrar-se distante do centro. Até acima do monte Licabeto chega-se em funicular; aí se alça a capela de São Jorge. Desde o alto admire a vista da cidade e desça até Kolonaki, o bairro de moda de Atenas, onde as galerias de arte e os cafés cativam.

9. O porto ou Pireo, é a saída da cidade de Atenas para o Mar Egeu. Aqui só se acude por duas coisas ou para fugir da convulsa cidade ou para comer peixe. É uma zona tranquila, que merece uma visita pela tarde, para comer e logo passear para conhecer o mais mundano de Atenas.

10. Se não tem tempo de visitar as ilhas gregas mais conhecidas, pode visitar as ilhas próximas a Atenas. A favorita dos atenienses é Poros, e ainda um pouco mais distante a mais bonita é Hydra. Esta última conservou o seu ar pesqueiro com casas de armadores e piratas.


Restaurantes. Onde comer em Atenas

Plaka ou Kalonaki são duas zonas ideais para comer, mas se realmente queres encaixar com a vida ateniense, deves jantar numa taberna grega em Psirri ou Gazi. Lhes recomendamos: Glatt Kosher catering service (Averof 5), Kol Tuv (Normanou 4), Gallery Café (Adrianou 33), Trsitato (Dedalou 34), O Platanos (Diogenous 4), To Kouti (Adrianou 23), Orizontes (Licabeto-Kolonaki), Zeideron (Taki, 10) e Mamacas (Persefonis 41).

Vida Nocturna Atenas

A Plaka não só é um lugar turístico, mas um dos lugares favoritos dos atenienses para sair de festa, já que é uma zona muito agradável na qual o tráfico de carros está totalmente restringido. Outras zonas são Kalonaki, Psirri, Gazi, Voula e Varkiza.

Compras em Atenas

As ruas do Oeste de Plaka te conduzirão à zona de Monastiraki. Na praça Avisinías tem lugar todos os Domingos pela manhã o famoso pazari, uma espécie de rasto. Muitos atenienses e turistas passam um bocado buscando antiguidades a bom preço. O regateio é imprescindível. Na rua Ifestou encontrará quantidade de pequenas lojas que vendem artesanato, sapatos, sandálias, roupa, discos, livros e gravuras.

 

Prepara a tua viagem a Atenas:

 



















Copyright 2008 by TyM Viajeros S.L. - A travel media company.