arco del triunfo arco del triunfo zaha hadid  
bali cóctel barcelona   zaha hadid hotel berlin
bali   metro munich
bali

Viagens Lujbljana


Turismo Eslovénia

Localiza-se entre Áustria e Croácia, comparte também a fronteira com Itália e Hungria, e conta com uma pequena saída para o mar Adriático. Na Europa, só a Suécia e a Finlândia possuem maior superfície florestal que este país, além de preservarem grande variedade de espécies selvagens. A capital, Ljubljana, encontra-se a metade do caminho entre os Alpes e o Mediterrâneo. Esta cidade de 280.000 habitantes não é que seja um centro artístico de primeira ordem, mas vale a pena visitar e passar-se uns dias pelo seu ar tão especial, fruto da influência italiana, austríaca e o seu própio estilo, que lhe dão um aspecto similar ao de Praga. É uma cidade muito viva, com gente jovem, e a universidade faz com que a cidade tenha uma vida cultural muito activa.

Turismo Lujbljana

Lujbljana: Distantes do aterefamento das grandes capitais europeias, Ljubljana é uma cidade amigável e serena com um coquete casco antigo. A população maioritariamente jovem da cidade, faz com que o ambiente seja animado e a noite uma loucura.


O que visitar em Lujbljana

Estes são os 10 lugares que não deves deixar de visitar durante um fim de semana em Lujbljana:

1. A Ponte Triple, desenhada por Joze Plecnik, cruza o estreito rio e comunica a zona nova com a antiga. O casco antigo está constituído pelas praças: Mestni, Stari e Gornji. Casas barrocas e animados cafés adornam o passeio formado pelas três praças.

2. A Câmara Municipal, de estilo gótico, ergue-se na rua Mestni. Mesmo em frente à famosa Fonte dos Três Rios ou Robba, criada por Francisco Robba, um dos monumentos mais representativos da cidade.

3. A Catedral de São Nicolás (todos os dias 6:00-12:00 e 15:00-18:00), dedicada ao padroeiro dos marinheiros, esta igreja foi construída durante o século XIII. A porta principal feita de bronze, representa os 1250 anos de cristianismo no país.

4. A lenda conta que o grego Jasón huyendo dois Argonautas teve que enfrentar no Rio Ljuljanica um Dragão, por isso a cidade tem como símbolo o dragão. A Ponte dos Dragões ou Zmajski Most, é a ante sala do precioso casco histórico de Ljubljana. Daí pode-se ver as torres da catedral, as casas de fábulas de diversas cores, e no alto do monte, o castelo.

5. Detrás da Catedral, construído também por Plecnik, o Mercado (Domingos) ao ar livre de Ljubljana. A pegada de Plecnik está presente em muitos dos belos recantos da cidade.

6. O Castelo. Esta fortaleza medieval vigia a cidade desde o alto à qual se ascende dando um agradável passeio. Os exteriores do complexo oferecem estupendas vistas da cidade e das montanhas que a rodeiam. A torre acolhe um museu virtual, que faz uma apresentação 3D da história da cidade.

7. O recém construído (2006) Museu da Cidade (3ª a Domingo 10:00 às 18:00), aloja-se numa antiga mansão da rua Auersperg. A transformação do edifício e a restauração dos seus interiores merecem uma visita.

8. A Galeria Nacional (3ª a Domingo 10:00 às 18:00), situada num espantoso edifício da era soviética, acolhe uma interessante exposição dos impressionistas eslovenos entre os quais se encontra: Ivan Croar e Ivana Koblica. Muito perto encontram-se os Jardins do Tivoli, um lugar ideal para descansar durante o Verão.

9. O espectacularmente feio edifício de cor rosa chiclete que aloja a colecção do Museu da História Moderna (3ª a Domingo 10:00 às 18:00) desmerece a curiosa exposição do interior que explica a história da cidade durante o século XX.

10. A Ponte Nova - O seu nome oficial é Ponte SNP (siglas do Levantamento Nacional Eslovaco) foi pouco a pouco substituído pelo de Ponte Nova, que é como a conhecem os habitantes de Bratislava. A ponte, construída no ano 1969, feita de cabos de aço, carecendo de pilares. No alto há um restaurante que oferece umas vistas magníficas da cidade. Quando se cruza a ponte chega-se ao Jardim de Janko Oral e ao Aupark Shopping Mall. Este centro comercial, o maior do país, tem além de um grande número de lojas, várias salas de cinema, numerosos restaurantes e um centro lúdico ao ar livre dedicado ao desporto (instalações para skaters) e aos mais pequenos.


Restaurantes. Onde comer em Lujbljana

Ao longo de Trg OF concentram-se vários locais de comida rápida. Nos porches do mercado aberto há várias pastelarias e padarias boas para o pequeno-almoço. Se aperta a fome durante o dia a cidade tem vários locais de kebab, sándwich, padarias e hot dog. Como os restaurantes são muito baratos e a comida local é muito boa, os restaurantes são sempre uma boa opção e sobretudo os italianos que são de grande qualidade. Recomendamos: Gostlina As (Copova 5), Gostlina Sokol (Ciril Metodov trb 4), Julija (Stara trg 9), Ljubljanski Dvor (Dvorni trg 1), Zvezda Café (Kongresni trg) e Sestica (Slovenska cesta 40).

Vida Nocturna Lujbljana

Tanto para tomar um café pela tarde como um copo na noite, o circuito está marcado pelas margens do rio e pela via pedonal formada pelas ruas: Ciril Metodov, Mestni, Stari e Gornji. A maioria dos locais fecham às 2 da manhã. Durante o Verão a praça Presernov tem música ao vivo e umas esplanadas muito animadas.

Compras em Lujbljana

O Mercado aberto, é um lugar ideal para adquirir algum artesanato local. As lojas da ponte triple e das margens do rio sempre tem coisas curiosas a bom preço.

 

Prepara a tua viagem a Lujbljana:

 



















Copyright 2008 by TyM Viajeros S.L. - A travel media company.