arco del triunfo arco del triunfo zaha hadid  
bali cóctel barcelona   zaha hadid hotel berlin
bali   metro munich
bali

Viagens Zagreb


Turismo Croácia

Trás a desaparição da antiga Jugoslávia, Croácia converteu-se num dos países pontos da zona, graças à grande quantidade de recursos com os que conta. Cidades como Zagreb, a capital, Split, Rijeka ou a bela Dubrovnik fazem da Croácia uma das jóias dos Balcães. Croácia voltou-se graças a uma infraestructura turística muito boa e a uma paisagem natural costeira não explorada num destino veraneante para todos os europeus.

Turismo Zagreb

Zagreb, é uma cidade moderna e comercial, cujo principal atractivo é o seu casco antigo e a sua animada vida cultural.


O que visitar em Zagreb

Estes são os 10 lugares que não deves deixar de visitar durante um fim de semana em Zagreb:

1. A Praça Trg banha Josipa Jelacitá é o coração da cidade e o ponto de união entre o casco antigo (Gornji Grad) e a área moderna e comercial (Donji Grad). Os edifícios que rodeiam a praça datam das primeiras décadas do século XIX, e incluem vários exemplos de arquitectura. No centro da praça levanta-se uma estátua dedicada ao governador Josipa Jelacié.

2. Na parte moderna da praça levanta-se Dolac (2ª-6ª 7:00 às 16:00 Sábado e Domingo 7:00 às 12:00), o mercado da cidade desde 1930. O mercado é um bonito e colorido edifício de dois níveis.

3. As duas altas torres neogóticas da Catedral Sv. Stjepana, ou a Catedral de São Estevão alçam-se sobre a colina Kaptol e coroam a cidade. Esta igreja está consagrada à Virgem da Assunção e aos Santos Estevão e Ladislao. A fachada neogótica foi construída depois do terramoto que destruiu a catedral medieval em 1880. No seu luxuoso interior ainda se conservam vestígios do anterior edifício, assim como um tríptico de Durero.

4. Junto à Catedral figura o Palácio Arcebispal, um enorme complexo barroco que alberga a capela românica de São Estevão Promártir, do século XIII, o edifício mais antigo que se conserva.

5. Kamenita Vrata ou Porta de Pedra, era uma das quatro entradas da muralha que rodeava o antigo assentamento de Gradec, que logo se converteu na cidade de Zagreb. Durante um incêndio em 1731, no qual se consumiu praticamente a cidade inteira, encontraram-se nestas pedras um retrato da Virgem Maria. Por esta razão este portal é um lugar de oração.

6. Trg Svetog Marka foi durante séculos o centro da actividade comercial em Zagreb, até que foi erguida por Trg bana Josipa Jelacitá. Nesta praça levanta-se a Igreja de São Marcos ou Crkva Svetog Marka (8:00 às 20:00). Construída no século XIII, foi a catedral da cidade. Destaca-se o seu colorido tecto de azulejos acrescentado em 1880, que mostra os escudos da Croácia e Zagreb.

7. O antigo estúdio do escultor Ivan Metrovic, hoje convertido no Metrovic Atelier (3ª a 6ª 10:00 às 18:00 e Sábado-Domingo 10:00 às 14:00) encontra-se a escassos metros da praça central. Desde a morte do artista em 1962, o governo local converteu este lugar num museu.

8. Mesmo em frente da Igreja de São Marcos, levanta-se o Parlamento ou Sabor. Um edifício neoclássico de 1910. Foi aqui onde se decidiu e votou a independência da Croácia da República Socialista da Jugoslávia.

9. A zona nova desenvolveu-se a partir de 1830, em torno de uma série de parques e espaços abertos que se conhece como a Ferradura. Nela alojam-se os museus mais importantes, assim como o Teatro Nacional e o Jardim Botânico.

10. Strossmayer Setaliste (3ª a 6ª 10:00 às 18:00 Sábado e Domingo 10:00 às 13:00), é a antiga fortaleza elevada sobre a cidade, construída no século XIII. A cada dia pela tarde dispara-se um canhão para recordar quando isto se fazia para anunciar os ataques otomanos. No interior há uma galeria.


Restaurantes. Onde comer em Zagreb

Ao redor do mercado de Dolac há várias cafetarias (kavana) e pizarias com esplanadas que convidam a sentar-se. O ambiente é jovem e a comida barata. Recomendamos: Caffe Bar Carpe Diem (Optavina 23), Nokturno (Skalinska 4), Leonardo (Skalinska 6), Dubravkin Put (Tuskanac Park), Baltasar (Nova Ves 4), Pod Grickim Topom (Za kmardijeve stube 5), Stara Fijaker (Mesnicka, 6) e Vinodol (Nikole Tesle 10). Na rua Tkalciceva, paralela à Catedral, há vários locais onde se pode comer hambúrgueres, pizzas e sandes.

Vida Nocturna Zagreb

Animados bares, cafés e cervejarias com esplanadas rodeiam a praça central, ponto de reunião dos jovens pela noite. Passa pelos locais das ruas próximas ao mercado, assim como os que há nas praças Katarinski, Brae Hrvatskog Zmaja e Sv. Markov. Para tomar um “pivo” ou um copo, recomendamos-te entrar nalgum dos bares da rua Tkalciceva. Se gostas de música ao vivo o melhor é Sax Palmoticeva. Por toda a cidade há discotecas, bares e clubes nocturnos.

Compras em Zagreb

Ao ir de compras pela Croácia, pode-se adquirir muitas coisas, mas não se deve deixar de comprar uma gravata. A história da gravata começa na Croácia faz pelo menos cem anos. As mulheres, ao despedir-se dos seus maridos quando iam à guerra, lhes davam lenços, uma espécie de lembrança, de consolo para as situações perigosas. Os homens luziam dito lenço no colo como símbolo da sua fidelidade para sua mulher. Assim que se contou a história pode-se aproximar a Potomac, a fábrica mais famosa das gravatas croatas.

 

Prepara a tua viagem a Zagreb:

 



















Copyright 2008 by TyM Viajeros S.L. - A travel media company.