arco del triunfo arco del triunfo zaha hadid  
bali cóctel barcelona   zaha hadid hotel berlin
bali   metro munich
bali

Viagens Sófia


Turismo Bulgária

A Bulgária urbana, espacialmente Sófia, está muito mudada e adaptada ao mundo actual. Esta cidade é de cor dourada, como toda a cidade de Bizancio. Muito pelo contrário, nos seus povos poderás encontrar o folclore característico deste país rural, com os campesinos trabalhando de sol a sol no campo recolhendo a colheita e elaborando os esquisitos queijos desta região.

Turismo Sófia

Sófia. O solene monte Vitosha serve de fundo natural à capital mais alta da Europa. Sófia é hoje um núcleo urbano moderno. A cidade apresenta um estilo ecléctico e algo caótico que não a converte na mais fascinante das capitais europeias, mas sim num ameno centro cultural e de ócio. Trata-se, além disso, de uma base idónea para visitar o Mosteiro de Rila ou Parque Nacional de Vitosha.


O que visitar em Sófia

Estes são os 10 lugares que não deves deixar de visitar durante um fim de semana em Sófia:

1. A imagem mais frequente da cidade é o formidável edifício da Catedral de Sv. Alexander Nevski, no centro da praça do mesmo nome. Este colossal templo neo-bizantino foi terminado em 1912 e homenageia 200.000 soldados russos que perderam a vida lutando pela independência búlgara durante a guerra russo-turca (1877-1878). O luxuoso interior alberga extraordinários afrescos com imagens de santos, ostentosos altares e candelabros de magnífica ourivesaria. A obscuridade e as velas lhe proporcionam uma atmosfera mística.

2. Na pequena praça de Narodno Sabranje, frente à Catedral, levanta-se o Monumento aos Libertadores russos. Para Oeste chega-se à basílica ortodoxa de Sveta Sofía, que data dos séculos IV-VI e é a mais antiga da capital. Ao lado arde a chama permanente da tumba do soldado desconhecido.

3. Numa esquina da avenida Tsar Osvoboditel com Rakovski, está a esquisita igreja russa de São Nicolás, construída a princípios do século XX por emigrantes russos. Todas as paredes estão cobertas com ícones.

4. Ao longo da avenida Tsar Osvoboditel localizam-se alguns Museus e edifícios importantes, como o Palácio Real, o Parlamento e a Universidade.

5. Os Jardins de Sveta Sofia, onde se pode apanhar um ar limpo.

6. A rua Saborna desemboca na central praça Sveta Nedelya, o verdadeiro centro de Sófia. Nela destaca-se a Catedral (7.00-19.00; grátis), erguida em 1863 sobre as ruínas de uma antiga igreja e ricamente ornamentada no seu interior.

7. Junto a ela se aprecia o famoso Hotel Sheraton, em cujos jardins está a rotunda de Sv. Georgi, uma pequena igreja do século IV, de ladrilho vermelho e adornada com antigos frescos medievais (8.00-18.00).

8. O café Sv, Georgi é um lugar ideal para fazer uma paragem antes de continuar para Norte até a igreja Sveta Petra Samardjiiska, do século XIV (7.00-18.00; 6lv).

9. Subindo pela avenida Maria Luiza alcança-se a mesquita Banya Bashi, e à esquerda, detrás do centro comercial, a sinagoga de Sofía (ul. Ekzarh Yosif 16).

10. O gigantesco Palácio Nacional de Cultura (9.00-19.00), conhecido como NDK, no final da rua Vitosha (parque Yuzhen), conta com um amplo programa de actividades culturais que tem lugar nas suas salas de concertos, teatros e cinemas. Além disso, conta com cafés e clubes nocturnos, lojas, restaurantes e centros de acesso à Internet. O anti estético edifício foi construído a inicio dos anos oitenta para comemorar os 1300 anos do nascimento da Bulgária.


Restaurantes. Onde comer em Sófia

Na avenida Vitosha concentram-se múltiplos postos de comida rápida búlgara, assim como locais que vendem pedaços de pizza e sandes. Não vais embora sem provar o delicioso gelado de Raffy’s (Sveti Nedelya). As nossas recomendações são: Fiesta (pl. Sveti Nedelya), Cream House (ul. Aladin 50A), Pizza Ugo (pl. Slaveikov) e Divaka (Anjel Kanchev).

Vida Nocturna Sófia

Bulgária desfruta de uma interessante vida nocturna nos seus numerosos cafés e bares modernos, cujas esplandas se enchem de jovens desde a tarde. Muitos deles oferecem música ao vivo. Recomendamos-te: Buddha Bar (ul Lega), Museum Art Club (junto ao Museu de Arqueologia), Chevilo (Tsar Osvoboditel Bul), O Coração (Graf Ignatiev) e Mr. Punch (ul. Karadja esq. Rakovski Bul).

Compras em Sófia

Um original mercado de rua tem a cada dia lugar junto a Sv. Alexander Nevski, na qual se podem encontrar objectos antigos e de colecção, desde uma cigarreira de Stalin e bonés soviéticos a cópias de ícones medievais a bom preço.

 

Prepara a tua viagem a Sófia:

 



















Copyright 2008 by TyM Viajeros S.L. - A travel media company.